A canelite é uma dor na região da canela, como o próprio nome já induz. Ela não é grave e acontece, quase sempre, quando uma pessoa abusa dos exercícios físicos, seja em um esporte radical, em esportes de impacto como o vôlei, ou numa caminhada por um longo período, por exemplo.
Ao fazer o uso excessivo de força na canela, a tíbia, osso frontal desta parte do corpo, inflama e causa um desconforto nos músculos e tendões da região. Como a maioria das dores por esforço físico, a canelite é tratada com repouso, gelo, analgésicos e anti-inflamatórios. Lembrando que uma pessoa não deve se automedicar.
No entanto, há outros casos em que a canelite surge. A pessoa que tem os pés chatos ou um arco do pé muito rígido sofre um estresse maior ao andar, aumentando a chance de desenvolver a síndrome. O uso inadequado de calçados também é um motivo para a dor na região das canelas.
Se os incômodos forem frequentes, o ideal é buscar ajuda médica com um ortopedista. A falta de auxílio pode causar uma fratura na região, deixando a pessoa com mais dificuldade de locomoção, além de precisar de um tratamento cirúrgico em casos gravíssimos. Ou seja, a recomendação é tratar a canelite assim que as fadigas na região começarem a aparecer.
A terapia por ondas de choque também é uma opção para pacientes com canelite: a aplicação de ondas faz com que a cicatrização dos tecidos aconteça mais rapidamente, além de gerar uma diminuição nos quadros de dor.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!