Muitos pacientes tendem a achar que fascite plantar e esporão do calcâneo são a mesma coisa, porém não são. A fascite plantar é uma inflamação, ou melhor, um processo degenerativo que afeta a fáscia plantar. Já o esporão do calcâneo é um crescimento ósseo, uma espora, causando protuberância óssea no osso caocaneo e próximo à inserção da fáscia.
A fascite tende a ocorrer por esforço, pressão/tração e ações repetitivas na fáscia plantar, tecido que tem a função de amortecer o impacto enquanto os pés estão em movimento. Quando a fáscia passa por um estresse, a inflamação do tecido ocorre. Se a fascite não receber o tratamento correto, isso pode favorecer o aparecimento de um quadro doloroso , crônico com evolução de vários meses a anos.
Para um diagnóstico correto de uma fascite plantar, o médico irá realizar história clínica, exame físico e exames de imagem serão pedidos para descartar a possibilidade de outras doenças. A presença e o tamanho de um esporão de calcâneo na planta do pé não tem relação com a dor do paciente e nem com a fascite plantar, esta é a causadora do quadro doloroso e incapacitante.
O tratamento por ondas de choque é recomendado na fascite plantarhá 2 décadas já, com aprovação pelo FDA e também com nível A de evidencia cientifica, tendo indica’ão padrão para o tratamento por ondas de choque de acordo com as normas da Sociedade Médica Internacional de Ondas de Choque, com sede em Linz, Áustria.
As ondas de choque regeneram o tecido espesso e anormal da fáscia plantar, ao mesmo tempo é importante frisar que as ondas de choque não tem o objetivo de desintegrar o esporão.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!
São Paulo: (11) 5051-2088 / (11) 99744-7979 (WhatsApp)
Mato Grosso: (66) 3532-4114 / (66) 9651-1025