O estiramento muscular acontece quando o músculo se estica demais, podendo causar a ruptura de fibras musculares, seja do músculo ou do tendão. Quando há um estiramento muscular a lesão ocorre nas fibras musculares vermelhas, aquelas que se encontram no meio do músculo.
Um paciente com estiramento muscular terá como sintomas: dor no músculo lesionado; dificuldade para caminhar; limitação dos movimentos; espasmos musculares; inchaço e sensibilidade na região.
Para o diagnóstico do estiramento muscular o médico irá fazer avaliação dos sintomas e exame clínico, além de solicitar ressonância magnética ou ultrassom para avaliar o grau de comprometimento da lesão.
O estiramento muscular pode ser dividido em três graus:
- Grau 1: Ocorre o estiramento de uma pequena porção de fibras musculares, com menos de 5% do músculo lesionado;
- Grau 2: Há um maior número de fibras lesionadas e a gravidade da lesão é maior, com mais de 5% e menos de 50% do músculo lesionado.
- Grau 3: Ocorre ruptura total do músculo, ou grande parte dele, com mais de 50% do músculo lesionado.
O tratamento para o estiramento muscular é feito com repouso, compressas de água gelada, uso de anti-inflamatórios e reabilitação fisioterápica. Ondas de choque é uma real opção de tratamento para os casos de estiramento muscular sem ruptura total.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!
São Paulo: (11) 5051-2088 / (11) 99744-7979 (WhatsApp)
Mato Grosso: (66) 3532-4114 / (66) 9651-1025