De acordo com Dr. José Eid, muitos pacientes procuram o médico ortopedista se queixando de dor no ombro. Uma das causas do desconforto por de ser a tendinopatia calcária, conhecida popularmente também como calcificação no ombro. A condição leva esse nome porque consiste no depósito de cristais de hidroxiapatita nos tendões do ombro.
Em geral, a tendinopatia calcária pode passar anos sem apresentar sintomas. Mas, quando a pessoa procura por ajuda é porque a dor no ombro já se tornou crônica e atrapalha atividades básicas, podendo se apresentar até quando a pessoa está em repouso, o aspecto muitas vezes das calcificações nesta fase é de uma “pedrinha”as vezes de tamanho variável, podendo chegar ate 5 cm de tamanho, ocasionando dor e limitação dos movimentos, e prevalece a dor noturna mais acentuada.
O tratamento por ondas de choque é uma das opções de tratamento com melhores resultados para esta condição. Ela atua no processo de reparação e cicatrização dos tendões, “quebrando” a região calcificada. Os índices de pacientes tratados que não voltam a apresentar novos depósitos de calcificação são altíssimos.
As ondas de choque neste caso são dependentes de alta energia, necessitam sempre ser focalizadas e não ondas de pressão. As principais vantagens das ondas de choque são sua alta eficácia, não ser um método invasivo e não ser considerado doping também, fato importante em atletas.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!