Alguns pacientes podem se queixar de dor no calcanhar, que é mais intensa ao levantar. Este quadro costuma estar associado à fascite plantar: uma inflamação na fáscia plantar – tecido responsável por amortecer o impacto dos pés quando eles estão em movimento.
Algumas das principais causas associadas à fascite plantar são:
- Esporão do calcâneo;
- Permanecer de pé por muito tempo;
- Sobrepeso ou obesidade;
- Pés planos;
- Excesso de atividade física;
O paciente tende a sentir dor e rigidez na sola do pé, causadas pela inflamação. Os sintomas são mais intensos pela parte da manhã, quando os primeiros passos do dia são dados. Há também a possibilidade de inchaço na região, e dificuldade de andar, ou usar certos tipos de sapatos.
Para que o médico ortopedista tenha certeza de que, realmente, se trata de um quadro de fascite plantar, um exame físico será realizado no próprio consultório. Após esta etapa, exames de imagem serão pedidos para eliminar a possibilidade de outras doenças que causam dor no calcanhar.
O tratamento é feito com repouso, medicamentos anti-inflamatórios, sessões de fisioterapia, compressas geladas e alongamento. A terapia por ondas de choque também é uma alternativa para aliviar as dores causadas pela fascite plantar.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!
São Paulo: (11) 5051-2088 / (11) 99744-7979 (WhatsApp)
Mato Grosso: (66) 3532-4114 / (66) 9651-1025